Com o valor do prêmio, o projeto realizou, ao longo do ano de 2021, cursos de formação, ações de preservação e disponibilização de novos acervos e publicações em seu portal.
Premiado na Categoria II – Leitura, Acervo e Memória do Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará – Lei Aldir Blanc Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, o projeto Acervo ICA, promovido pelo Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC) e pela Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF), realizou diversas ações ao longo do ano de 2021. A premiação propiciou a continuidade da preservação da memória e do patrimônio de importantes acervos artísticos e culturais da Universidade, além de possibilitar à sociedade cearense o acesso a este rico patrimônio cultural e contribuir com processos formativos para diversas instituições de memória em todo o Estado do Ceará.
Entre as ações fomentadas pelo prêmio está a adição de mais de 160 novos itens aos acervos do projeto disponíveis para acesso do público no portal (acervoica.ufc.br). A coleção Doc.Teatro Ricardo Guilherme recebeu 100 novos itens, entre matérias de jornal, cartazes, folhetos, partituras para teatro e outros documentos sobre o Teatro Cearense. Enquanto o acervo Figurarte agora conta com 51 novas peças produzidas pelos discentes e docentes da graduação em Design-Moda para trabalhos de disciplinas do curso e participações premiadas em grandes eventos de moda, como o Dragão Fashion Brasil e o Ceará Moda Contemporânea, além de peças de doadores externos à universidade.
A novidade fica por conta da coleção Midiadança, com 13 videodanças disponibilizadas pela primeira vez no portal Acervo ICA, como parte das comemorações dos 10 anos dos cursos de Dança do ICA/UFC. Este também se configura como o primeiro repositório audiovisual da UFC.
Todos os itens dos três acervos estão devidamente identificados, descritos com base nas normas da ciência da informação e possuem recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, tais como a descrição acessível, o aplicativo VLibras e, no caso do acervo audiovisual, a tradução para Libras e Audiodescrição.
O professor Marco Túlio Ferreira da Costa, diretor do Instituto de Cultura e Arte da UFC, ressalta que o ICA tem essa especificidade de ir além dos três pilares da Universidade (ensino, pesquisa e extensão) e incorpora as ações culturais. O Acervo ICA é um bom exemplo disso, o projeto busca a “preservação da nossa memória, dos conteúdos produzidos nos cursos que, aos poucos, vão se disponibilizando aos estudantes, pesquisadores e comunidade em geral pelas plataformas digitais”, destaca.
A coordenadora do projeto e servidora da UFC, Jocastra Holanda, destaca que “o prêmio recebido pelo Acervo ICA é o reconhecimento do mérito dessa iniciativa de grande importância institucional pela promoção da preservação e difusão da memória e do patrimônio artístico e cultural produzido ou custodiado pela Universidade para toda a sociedade cearense”. Mesmo em um cenário de incertezas e desafios com a suspensão e restrição de atividades presenciais em função da pandemia de COVID-19, o projeto não parou e deu continuidade às suas ações ao longo de 2020 e 2021. “Conseguimos grandes resultados e avanços no projeto ao longo destes últimos anos, graças ao valor recebido pelo prêmio, e, sobretudo, ao empenho do Setor de Produção Cultural do ICA, de toda a equipe técnica de consultores, estudantes bolsistas, professores e técnicos das instituições parceiras”, complementa a coordenadora.
OUTRAS AÇÕES – Cada coleção conta com tipos de materiais diversos, entre documentos, fotografias, livros, peças de vestuário e muito mais, todos eles necessitando de cuidados especiais. Visando a preservação destes materiais, por meio do apoio do prêmio, foram adquiridos equipamentos de infraestrutura para os acervos. São desumidificadores, medidores de temperatura e iluminação, mesa higienizadora, araras e cabides, capas protetoras, mobiliário, entre outros. Cada material adquirido é adequado à natureza da tipologia de cada coleção (bibliográficos, arquivísticos e museológicos, etc).
Além do trabalho com o material de acervos, o projeto também realizou, ao longo de agosto e setembro, o Curso de Extensão Gestão e Preservação de Acervos e Coleções, voltado para gestores e agentes que atuam com acervos, coleções e espaços de memória no Estado do Ceará. A formação recebeu 193 inscrições e selecionou 74 profissionais, de um total de 62 instituições e com abrangência de 31 cidades cearenses. A ação contou com a parceria com o Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM-CE) e possibilitou o fortalecimento de diversas instituições de memória e preservação do patrimônio cultural cearense por meio da capacitação e do acesso ao conhecimento.
O projeto também deixa como contribuição para instituições de memória, pesquisadores e sociedade em geral registros e publicações sobre os acervos custodiados pela UFC. Foram desenvolvidos e publicados dois guias sobre os referenciais metodológicos e técnicos utilizados e dois catálogos com imagens e informações de parte dos acervos Doc.Teatro Ricardo Guilherme e Figurarte. Também está disponível a publicação “Acervo Midiadança – Manual para análise e descrição de videodanças em repositório audiovisual”. As obras estão disponíveis gratuitamente no portal (acervoica.ufc.br/publicacoes).
SOBRE O PROJETO – O projeto Acervo ICA, iniciado em 2018, tem o objetivo de preservar e difundir os acervos artísticos e culturais do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC), que se constitui como um dos principais e mais importantes lugares de formação e pesquisa em artes no Estado do Ceará. As ações do projeto incluem a preservação, catalogação, digitalização, difusão, formação e democratização do acesso de importantes acervos e coleções artísticas e culturais, de memória e patrimônio cultural para a sociedade em geral, e especialmente a acessibilidade de pessoas com deficiência.
O Acervo ICA tem realização da Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF) e do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC). Em 2020, foi vencedor do Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará – Lei Aldir Blanc Ceará, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.
CONTATOS:
Portal Acervo ICA: https://acervoica.ufc.br/
Instagram: https://www.instagram.com/acervoica/
Facebook: https://www.facebook.com/acervoica
E-mail: acervoica@ufc.br