Acervo ICA é um portal on-line que tem o objetivo de preservar e difundir os acervos artísticos e culturais do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, que se constitui como um dos principais e mais importantes lugares de formação e pesquisa em artes no Estado do Ceará. O portal faz parte do projeto “Acervo das Artes ICA – Programa de Digitalização e Difusão Online de Acervos do Instituto de Cultura e Arte da UFC”, apoiado pelo VII Edital das Artes de Fortaleza – Lei nº 10.432/2015, da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), na linguagem Mídia Digital, e realizado pelo Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC) em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF). 

Estruturado como programa de digitalização e difusão, a iniciativa teve início em 2019, com a realização de processos de formação em higienização, catalogação e digitalização de importantes acervos artísticos e culturais da universidade e de relevância para a sociedade cearense, iniciando este processo por duas coleções: Doc.Teatro Ricardo Guilherme e Figurarte.

A digitalização e disponibilização dos acervos dos cursos que compõem o ICA em portal digital é de fundamental relevância para se preservar a memória institucional, além de colaborar com a sistematização da história das linguagens artísticas na cidade de Fortaleza e no Estado do Ceará, sendo o ICA e a Universidade Federal do Ceará um núcleo central de formação especializada, além de ser espaço de fonte de informação, conhecimento e pesquisa de valor imensurável. 

O Acervo ICA busca assim reafirmar o compromisso com a democratização do acesso à cultura, às artes, à memória e ao conhecimento, promovendo a inclusão social e cultural, e assumindo o papel da instituição universitária como agente transformador da sociedade por meio da arte, da cultura, da educação e do conhecimento.

 

 

Equipe Técnica

Coordenação Geral: Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF)

Coordenação de Produção: Jocastra Holanda Bezerra

Produção: Henrique Pereira Rocha e Tobias Sandino Gaede

Consultoria Arquivística: Ana Isabel Ferreira Wanderley e Felipe Teixeira Lourenço Garrido

Desenvolvimento da Plataforma Digital: Lucas Lima Campos

Identidade Visual: Tobias Sandino Gaede

Assessoria do Acervo Doc.Teatro Ricardo Guilherme: Gilson Brandão Costa e Ricardo Guilherme

Assessoria do Acervo Figurarte: Francisco Aleson Pinho

Equipe de Bolsistas:

Ano 2019: Andrêza Hana, Andressa Glenda, Crisna Sampaio, Clara Morais, Geferson Fontes, Letícia Soares, Maria Martins, Luana Rocha, Nicole Costa, Valéria Rocha.

Ano 2020: Cibele Lessa, Isabela Saboia, Wilyane Teixeira, Daniel Lima, Jennyfer Sales, Victória Girlen Freitas, José Jhonas Oliveira, Kimberly Oliveira, Thais Medeiros, Ingrid Silva, Nicolas Costa, Nicole Costa e Ricardo Sousa.

Realização: Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC) e Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF).

Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor)

 

Agradecimentos

À Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), pelo apoio através do VII Edital das Artes de Fortaleza – Lei nº 10.432/2015.

À Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF), na pessoa do presidente José Barros Neto e dos técnicos Sarah Teófilo Holanda, Ricardo Vidal, Francisco Willian e Diego Bruno.

À Biblioteca Universitária, em nome do diretor Felipe Ferreira, da diretora da Biblioteca Central do Campus do Pici Isabela Nascimento, da bibliotecária Islânia Teixeira, e da técnica de conservação e restauração Amanda Pinheiro. 

Ao Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc), em nome da diretora Graciele Siqueira e do museólogo Saulo Moreno.

Ao Memorial da Universidade Federal do Ceará, em nome da diretora  Gerda de Souza Holanda e dos servidores Marcela Teixeira, Roberto Moreira Chaves, Gregory Beviláqua, Eden Barbosa, Gislene Soares e toda a equipe.

À Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) e à Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte), pelo apoio aos projetos de bolsas.

À Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e à Coordenadoria de Administração e Patrimônio (CAP), em nome do assistente técnico Marcelo Rocha Oliveira.

À Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), em nome do diretor Prof. Edgar Marçal de Barros Filho, do diretor da Divisão de Redes de Computadores Woldisney Derarovele Semeão e Silva, do diretor da Divisão de Segurança da Informação Amarildo Maia Rolim e do técnico Saulo Sousa.

Ao Senac-Ce, na pessoa da bibliotecária Katiúscia Dias. 

Ao Fórum do Tainacan, por todo o suporte sobre a plataforma. 

Ao apoio técnico dos servidores do ICA Vanísio Lopes, Marcos Almeida, Carlos Roberto de Souza e Alencar Júnior. 

Aos professores Sandro Thomaz Gouveia, Syomara Duarte, Gilson Brandão Costa e, em especial, ao Ricardo Guilherme.