Acervo ICA é um portal on-line que tem o objetivo de preservar e difundir os acervos artísticos e culturais do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará, que se constitui como um dos principais e mais importantes lugares de formação e pesquisa em artes no Estado do Ceará. O portal faz parte do projeto “Acervo das Artes ICA – Programa de Digitalização e Difusão Online de Acervos do Instituto de Cultura e Arte da UFC”, apoiado pelo VII Edital das Artes de Fortaleza – Lei nº 10.432/2015, da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), na linguagem Mídia Digital, e realizado pelo Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC) em parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF). 

Estruturado como programa de digitalização e difusão, a iniciativa teve início em 2019, com a realização de processos de formação em higienização, catalogação e digitalização de importantes acervos artísticos e culturais da universidade e de relevância para a sociedade cearense, iniciando este processo por duas coleções: Doc.Teatro Ricardo Guilherme e Figurarte.

A digitalização e disponibilização dos acervos dos cursos que compõem o ICA em portal digital é de fundamental relevância para se preservar a memória institucional, além de colaborar com a sistematização da história das linguagens artísticas na cidade de Fortaleza e no Estado do Ceará, sendo o ICA e a Universidade Federal do Ceará um núcleo central de formação especializada, além de ser espaço de fonte de informação, conhecimento e pesquisa de valor imensurável. 

O Acervo ICA busca assim reafirmar o compromisso com a democratização do acesso à cultura, às artes, à memória e ao conhecimento, promovendo a inclusão social e cultural, e assumindo o papel da instituição universitária como agente transformador da sociedade por meio da arte, da cultura, da educação e do conhecimento.

 

 

Equipe Técnica

Realização: Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF)

Coordenação de Produção: Jocastra Holanda Bezerra

Produção Cultural: Henrique Pereira Rocha e Tobias Sandino Gaede

Bibliotecária: Patrícia Maria Honório Abreu

Desenvolvimento da Plataforma Digital: Lucas Lima Campos

Identidade Visual: Tobias Sandino Gaede

Consultoria Arquivística: Ana Isabel Ferreira Wanderley e Felipe Teixeira Lourenço Garrido

Consultoria Bibliotecário: Edvander Pires

Assessoria do Acervo Doc. Teatro Ricardo Guilherme: Gilson Brandão Costa e Ricardo Guilherme

Assessoria do Acervo Figurarte: Francisco Aleson de Pinho Silva e Syomara dos Santos Duarte Pinto

Assessoria do Acervo Midiadança: Leonel Borges Brum e David Francisco Rocha Leão

Equipe de Bolsistas: 

Ano 2019: Andrêza Hana, Andressa Glenda, Crisna Sampaio, Clara Morais, Geferson Fontes, Letícia Soares, Maria Martins, Luana Rocha, Nicole Costa, Valéria Rocha. 

Ano 2020: Cibele Lessa, Isabela Saboia, Wilyane Teixeira, Daniel Lima, Jennyfer Sales, Victória Girlen Freitas, José Jhonas Oliveira, Kimberly Oliveira, Thais Medeiros, Ingrid Silva, Nicolas Costa, Nicole Costa e Ricardo Sousa. 

Ano 2021: Julia Correa Geraldo, Raissa Silva de Oliveira, Fernanda Barros, Ana Clara Morais Rocha, Letícia Soares de Araújo, Sâmya Raquel Cavalcante de Lima, Gabriel Sávio Filgueiras do Amaral, Aimê Fraga Lima, Izabel Lima Magalhães Leite, Isabela Saboia, Wilyane Teixeira e Jean Moreira.

Voluntários: Ano 2021: Maria Clara dos Santos Grangeiro, Vitória de Mesquita Sousa Lima e Yasmin Rocha Américo de Souza.

 

Apoio: 

Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor)

Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

 

Agradecimentos

À Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor), pelo apoio através do VII Edital das Artes de Fortaleza – Lei nº 10.432/2015.

À Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF), na pessoa do presidente José Barros Neto e dos técnicos Sarah Teófilo Holanda, Ricardo Vidal, Francisco Willian e Diego Bruno.

À Biblioteca Universitária, em nome do diretor Felipe Ferreira, da diretora da Biblioteca Central do Campus do Pici Isabela Nascimento, da bibliotecária Islânia Teixeira, e da técnica de conservação e restauração Amanda Pinheiro. 

Ao Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (Mauc), em nome da diretora Graciele Siqueira e do museólogo Saulo Moreno.

Ao Memorial da Universidade Federal do Ceará, em nome da diretora  Gerda de Souza Holanda e dos servidores Marcela Teixeira, Roberto Moreira Chaves, Gregory Beviláqua, Eden Barbosa, Gislene Soares e toda a equipe.

À Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) e à Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte), pelo apoio aos projetos de bolsas.

À Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e à Coordenadoria de Administração e Patrimônio (CAP), em nome do assistente técnico Marcelo Rocha Oliveira.

À Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), em nome do diretor Prof. Edgar Marçal de Barros Filho, do diretor da Divisão de Redes de Computadores Woldisney Derarovele Semeão e Silva, do diretor da Divisão de Segurança da Informação Amarildo Maia Rolim e do técnico Saulo Sousa.

Ao Senac-Ce, na pessoa da bibliotecária Katiúscia Dias. 

Ao Fórum do Tainacan, por todo o suporte sobre a plataforma. 

Ao apoio técnico dos servidores do ICA Vanísio Lopes, Marcos Almeida, Carlos Roberto de Souza e Alencar Júnior. 

Aos professores Sandro Thomaz Gouveia, Syomara Duarte, Gilson Brandão Costa e, em especial, ao Ricardo Guilherme.