• Resultado da seleção para curso de extensão do Acervo ICA é divulgado

6 de agosto de 2021

A partir desta sexta-feira (06) já está disponível a lista de selecionados para o curso de extensão “Gestão e Preservação de Acervos e Coleções“. A formação vai acontecer ao longo de agosto e setembro, ministrado pelos professores Roberto Moreira Chaves e Saulo Moreno Rocha.

A seleção dos inscritos foi feita com base nos seguintes critérios:

• Profissional do Estado do Ceará, gestores, técnicos e agentes que atuam em instituições, públicas ou privadas, coletivos e comunidades ou que trabalham com acervos, coleções e preservação do patrimônio artístico-cultural.
  • Atuação na área de acervos, coleções e preservação do patrimônio artístico-cultural.
  • Vinculação a instituições, públicas ou privadas, coletivos e/ou comunidades.
  • Disponibilidade de 8h semanais conforme o calendário de aulas da formação.

A formação acontece em dois módulos, de 20h/a, divididos entre os meses de agosto e setembro. O primeiro módulo, “Manutenção e Preservação de Acervos e Coleções”, inicia no dia 11 de agosto e se sucede nas quartas e quintas do mesmo mês, de maneira totalmente online.

Já o segundo módulo “Gestão de Coleções” acontece a partir do dia 9 de setembro, ao longo das terças e quintas-feiras do mês. Lembrando que para a certificação é necessário ter a frequência mínima de 75%.

No total foram mais de 190 inscritos, entre esses, foram selecionados 60 participantes – dez a mais do que as vagas iniciais. Você pode conferir a lista aqui

Serviço:

Divulgação dos selecionados para curso de extensão em “Gestão e Preservação de Acervos e Coleções”

1 – Manutenção e Preservação de Acervos e Coleções (20h/a)

Ministrado pelo Professor Roberto Moreira Chaves

Dias 11, 12, 18, 19 e 25 de agosto de 2021

Quartas e Quintas-feiras, 13h às 17h

Este módulo propõe capacitar gestores e agentes que atuam diretamente com acervos e coleções para o desenvolvimento de atividades de manutenção e preservação destes dentro dos espaços de guardas, garantindo assim a preservação dos acervos e coleções de valor cultural para a sociedade cearense.

2 – Gestão de Coleções (20h/a)

Ministrado pelo Professor Saulo Moreno Rocha

Dias 9, 14, 16, 21 e 23 de setembro de 2021

Terças e Quintas-feiras, 13h às 17h

Este módulo propõe fornecer subsídios a profissionais de instituições que atuem com acervos científicos, artísticos e culturais, visando o desenvolvimento de boas práticas de gestão de coleções, com foco em princípios técnicos, éticos e científicos, com vistas à garantia da ampliação do acesso ao patrimônio artístico-cultural e científico-tecnológico; o desenvolvimento de sistemas de gestão de bens culturais e de valor científico; e o fortalecimento do uso científico, artístico e cultural das coleções e seu potencial de conhecimento.

Resultado da Seleção – Curso de Extensão em Gestão e Preservação de Acervos e Coleções

Realização: Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC) e Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF)

Apoio: Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (PREX) e Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM/CE)

Apoio Cultural: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT) através do Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará Lei Aldir Blanc Ceará.