A Biblioteca do Instituto de Cultura e Arte, anteriormente chamada de Materioteca do ICA, está em fase de organização e implantação, desde 2018. Visa ser um espaço que reúne os diversos acervos bibliográficos, arquivísticos e museológicos vinculados aos cursos do Instituto. Também é um espaço multiuso para realização de exposições de materiais artísticos e culturais para o acesso da comunidade acadêmica.

Tem por objetivo ser um local onde se possa congregar as mais diversas linguagens de artes desenvolvidas no Instituto de Cultura e Arte da UFC, em termos de materiais produzidos pelos estudantes, professores e servidores técnico-administrativos, buscando a potencialidade máxima de base de pesquisa para os estudantes, para o acervo da instituição e para a valorização das produções desenvolvidas ao longo dos anos dentro do ICA. O espaço da Biblioteca, de 662,09m², divididos em dois pisos e integrante do prédio do instituto, também tem sido utilizado para atividades de exposições de trabalhos produzidos ou custodiados pelo ICA e aberto a toda a comunidade interna e externa. 

Os acervos bibliográficos com publicações especiais também são importantes referências complementares à formação inter, trans e multidisciplinar dos estudantes. Este acervo conta com doações de importantes instituições nacionais, como Itaú Cultural, Fundação Nacional das Artes (FUNARTE), Oi Futuro, Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, entre outros. 

Os acervos que integram o projeto da Biblioteca do ICA têm, portanto, natureza específica e uma proposta inovadora de reunir materiais de distintas tipologias – desde bibliográficas a arquivísticas e museológicas – e das mais diversas linguagens artísticas – música, teatro, dança, design-moda, gastronomia, cinema e audiovisual, além de comunicação e filosofia. A organização de um acervo de materiais com a diversidade das produções artísticas e culturais do ICA neste espaço reforça, assim, a necessidade de se preservar a memória da Instituição e resgatá-la com o objetivo de propagar um ambiente de fonte de informação, conhecimento e pesquisa de valor imensurável para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral.

 

Endereço: Biblioteca do Instituto de Cultura e Arte da UFC – Av. Mister Hull, s/n – Campus do Pici – Fortaleza-Ceará – CEP: 60.440-554.

Formas de consulta: O acervo geral está, provisoriamente, indisponível para consulta presencial em função de se encontrar atualmente em processo de higienização, organização e catalogação e a biblioteca na qual se localiza estar em processo de institucionalização e estruturação de equipe. Contudo, alguns acervos estão disponíveis para consulta e empréstimo, sendo necessário agendamento prévio diretamente com os respectivos coordenadores.

 

Consultar o projeto Acervo ICA que faz parte da Biblioteca do Instituto de Cultura e Arte da UFC.

 

Fotografia da Biblioteca do ICA

Foto: Lucas Campos, 2020