• ICA participa da mesa “Memória, cultura e arte na UFC” do I Seminário Museus e Coleções da UFC, realizado pelo MAUC

13 de maio de 2021

Entre os dias 18 e 21 de maio, será realizado o I Seminário Museus e Coleções da UFC, com o objetivo de promover discussões acerca de coleções e museus universitários, possibilitar o diálogo entre os espaços de preservação do patrimônio universitário e ampliar o acesso ao mesmo. Organizado pelo Museu de Arte da UFC (MAUC), o evento faz parte da programação da 19ª Semana Nacional de Museus, promovida em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o tema “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.

O Instituto de Cultura e Arte (ICA) marca presença na Mesa “Memória, cultura e arte na UFC”, com a participação do diretor do Instituto Prof. Dr. Marco Túlio Ferreira da Costa, apresentando a experiência das coleções do projeto Acervo ICA. Também participam da conversa Ma. Graciele Karine Siqueira, do Museu de Arte da UFC, Me. Frederico de Andrade Pontes, da Casa de José de Alencar e a Profa. Dra. Maria Neuma Barreto Cavalcante, do Acervo do Escritor Cearense. Com mediação de Maria Josiane Vieira, do Memorial da UFC, a mesa acontece na quarta-feira (19), às 14h, no canal do Museu de Arte da UFC no Youtube

A programação reúne ainda profissionais reconhecidos do campo dos museus e da Museologia e representantes das coleções e museus da universidade para discutir questões como instâncias de preservação, divulgação científica, coleções didáticas e científicas, entre outras. Profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação com interesse na temática de museus, coleções e patrimônio cultural no âmbito universitário a partir de diferentes áreas do conhecimento compõem o público-alvo do evento.

O I Seminário Museus e Coleções da UFC – Reflexões Contemporâneas integra o Programa de Extensão Museu de Arte: Uma nova recepção estética, em articulação com a Secretaria de Cultura Artística e o Memorial da UFC. A participação no evento dá direito à certificação, mediante atividade no chat durante a transmissão e preenchimento da lista de presença. Mais detalhes sobre a programação estão disponíveis no site do MAUC.

Sobre o Acervo ICA

O Acervo do Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) reúne diversas coleções bibliográficas, arquivísticas e museológicas custodiadas ou produzidas pelos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto. O projeto conta com um portal on-line (acervoica.ufc.br), lançado em novembro de 2020, que tem o objetivo de preservar e difundir os acervos artísticos e culturais da unidade acadêmica, que se constitui como um dos principais e mais importantes lugares de formação e pesquisa em artes no Estado do Ceará.

Fonte: Museu de Arte da UFC /mauc.ufc.br