• Acervo ICA lança redes sociais para divulgação ampla das coleções

  • Voltar
9 de julho de 2021

Nesta sexta-feira (09), o projeto Acervo ICA lança oficialmente suas redes sociais. O Instagram (@acervoica) e Facebook estão disponíveis para o público como mais um espaço para divulgação dos acervos do projeto. A criação das redes acontece como parte das ações sob o apoio recebido pela Lei Aldir Blanc (nº 14.017/ 2020).

Desde maio de 2021, o Instituto de Cultura e Arte (ICA) e a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos Ensino e Fomento à Pesquisa (FASTEF) vêm realizando um conjunto de ações do projeto “Acervo ICA – Preservação e Difusão de Acervos Artísticos e Culturais” com o apoio do Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará – Lei Aldir Blanc, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. As redes sociais entram como parte do plano de comunicação desenvolvido sob o apoio da lei. Logo, elas vão servir como espaço para compartilhar com o público geral sobre o processo de preservação e difusão do material histórico, artístico e cultural pelo qual o Acervo é responsável. 

Além da produção de conteúdo nas redes sociais, as novas ações desenvolvidas pelo Acervo ICA envolvem o processo de catalogação e digitalização dos acervos físicos para exposição no portal acervoica.ufc.br. Assim como futuras formações sobre o processo de manutenção, preservação  e gestão de coleções.

Os acervos disponíveis no projeto até o momento são o Doc.Teatro Ricardo Guilherme e o Figurarte. Em breve será disponibilizado também o acervo do Midiadança

 

Sobre o Acervo ICA

A implementação do Acervo ICA foi iniciada em 2018 e reúne diversas coleções bibliográficas, arquivísticas e museológicas custodiadas ou produzidas pelos cursos de graduação e pós-graduação do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Desde 2019, o ICA estabeleceu parceria com a Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento a Pesquisas (FASTEF) e tem realizado um conjunto de ações e processos de higienização, catalogação, digitalização e difusão de acervos. O projeto conta com o portal on-line acervoica.ufc.br, lançado em novembro de 2020, que tem o objetivo de preservar e difundir os acervos artísticos e culturais da unidade acadêmica, que se constitui como um dos principais e mais importantes lugares de formação e pesquisa em artes no Estado do Ceará. 

No final de 2020, a experiência do Acervo ICA foi contemplada com o Prêmio Fomento Cultura e Arte do Ceará Lei Aldir Blanc Ceará, lançado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. O prêmio é o reconhecimento desta iniciativa de grande importância institucional para a Universidade Federal do Ceará e para toda a sociedade cearense por promover o acesso à arte, à cultura, à memória e ao patrimônio cultural, de forma inovadora, criativa e inclusiva.

 

Instagram: www.instagram.com/acervoica   

Facebook: www.facebook.com/acervoica  

Site: https://acervoica.ufc.br/