Âmbito e conteúdo/Resumo
Fotografia, em preto e branco. A imagem contém onze pessoas no centro de um palco, dez delas estão de mãos dadas em formato circular em uma ciranda, enquanto um homem se mantém em pé no centro da roda, todos eles vestem roupas praticamente iguais, composta por calça larga e camisa em formato de túnica. Ao lado de fora da ciranda, vê-se ainda outra pessoa sentada em uma cadeira observando a cena. Trata-se da peça "Cantochão para uma esperança demorada", um poema dramático sobre a América Latina, com texto e direção de B. de Paiva, que estreou em 29 de agosto de 1980, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Ceará, que, a partir deste dia, passou a se chamar Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno. Na foto, ao centro da ciranda, está o ator Ricardo Guilherme, e ao redor, em círculo e formando a ciranda, da esquerda para a direita, estão os atores Lourdinha Martins (ou Lourdinha Falcão), Gracinha Soares, Sandra Wirtzbik (de costas), Valéria Albuquerque (de costas), Betânia Montenegro, Agostinho Reis, Edilson Soares, Cacilda Vilela, Nairo Gomez e, por fim, João Falcão. Do lado direito, fora da ciranda e sentada, está Izaíra Silvino, que fazia, juntamente com Tarcísio José de Lima e Raimundo Gonçalves Cassundé, a trilha sonora ao vivo da peça. Esta ciranda da foto é uma parte do espetáculo, dirigida pela bailarina e atriz, que veio do Rio de Janeiro à Fortaleza especialmente para esse trabalho, Tereza Bittencourt, ex-esposa de B. de Paiva, e que juntamente com Betânia Montenegro fazia o trabalho de expressão corporal da peça.
CANTOCHÃO PARA UMA ESPERANÇA DEMORADA,
Texto e Direção de B. de Paiva
Atuação: Gracinha Soares, Ricardo Guilherme, Edilson Soares, João Falcão, Nadir Papi Sabóia, Zilma Duarte, Lourdinha Martins, Valéria Albuquerque, Agostinho Reis, Betânia Montenegro, Nairo Gomez, Cacilda Vilela, Sandra Wirtzbik e Semiramis Acioly
Produção: Grupo Teatro Universitário/Curso de Arte Dramática - UFC
Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno
Estréia em 29/agosto de 1980
Outras apresentações da peça:
na Casa da Ópera (Ouro Preto/MG) em 1980
Temporada nos Teatro Cacilda Becker (Rio de Janeiro/RJ), Teatro da Escola-Parque(Brasília/DF), Teatro Maria Della Costa (São Paulo/SP)
(Projeto Mambembão do Instituto Nacional de Artes Cênicas)
Em 1981