-
Itaipu: pedra onde a água ressôa
- Voltar
Título
Itaipu: pedra onde a água ressôa
Título equivalente
Itaipu: piedra donde resuena el agua | Transbordamentos | Desbordamientos
Ano de produção
2020
Duração do vídeo
11:44
Código do arquivo
2020_itaipu
Formato do vídeo
MP4
URL do vídeo no YouTube
URL do vídeo no Vimeo
Local de produção
Brasil e Paraguai
Intérprete-criador(a)
Abril Denisse | Dayana Ferreira | Herbeline Holanda | Rose Ramirez
Edição
David Leão | Allan Diniz
Trilha sonora
Ausência (Dilermando Reis) | Experimentos Sonoros (Allan Diniz)
Orientador(a)
Leonel Brum | Juana Miranda
Sinopse
Vídeo criado durante a pandemia mundial de Covid-19. A construção de imagem e movimentos, mesmo sendo de forma remota, acontece pela direção de movimentos guiados, que acabam se repetindo entre as intérpretes. A sonoridade se dá através de músicas e voiceover. A escolha por usar elementos que remetem a uma aula virtual, como Google Meet e WhatsApp, traz para a poética a construção mais concisa da narrativa. A imagem é algo caseiro, gravado por cada intérprete. A construção através da edição de imagem mostra em determinado momento um corpo, formado por partes diferentes de cada intérprete na tela. A direção também traz a ideia de continuidade. O som é construído com vozes que complementam os barulhos produzidos com o corpo das intérpretes. A interação com o cenário e a casa de cada intérprete também produzem os sons que compõem a obra.
Decupagem
00:00 a 01:00 - Créditos iniciais nos idiomas português e espanhol.
|
01:00 a 03:14 - Deitadas no chão, as meninas puxam o ar sonorizado e seus corpos levantam a partir do esterno. Aproximam-se lentamente da câmera, que está em ângulos diferentes, com um olhar desconfiado. Uma pélvis aparece balançando. Aos poucos, as quatro pessoas vão formando um corpo com rosto, busto, pélvis e pés. Um corpo compartilhado que dança. Aos poucos vão fechando suas câmeras com as mãos.
|
03:14 a 07:16 - Um close na boca. Mais uma vez o corpo compartilhado, duas a duas a imagem é cortada em formato de triângulo. São duas células partilhadas entre duas. Uma é em pé com exploração de movimentos da mão no rosto e cabelo. Outra é no chão, explorando apoios. Caretas estão em ambas as células. Uma célula de movimento começa, espirais, apoios, uma perna que é lançada em movimento circular. Há um fluxo contínuo.
|
07:16 a 09:18 - Sentadas em janelas de bate-papo, uma ao lado da outra, elas iniciam um jogo de passar um objeto de uma tela para a tela seguinte, de compartilhar um objeto. A cor do objeto é vermelha. Começam com uma garrafa bem grande que se torna um macramê para planta, depois um livro bem grande e pesado de capa dura e por fim um objeto pesado imaginário. As movimentações são despretensiosas. Todo o jogo culmina numa tomada de fôlego em que todas se deitam e há um close nos rostos, seus olhos estão fechados.
|
09:18 a 10:59 - Uma coletividade. Uma e depois três delas retomam o ar e despertam. Saem com a câmera na mão passeando pelos corpos e por suas residências.
|
10:59 a 11:44 - Créditos finais nos idiomas português e espanhol.
Palavras-chave
Videodança | Sobreposição de imagens | Vídeos caseiros | Pandemia de Covid-19 | Sobreposição de imagens | Movimentos leves | Movimentos suaves | Danças livres | Corpo compartilhado | Continuidade
Referência em ABNT
ITAIPU: pedra onde a água ressôa. Roteiro e coreografia: Abril Denisse, Dayana Ferreira, Herbeline Holanda e Rose Ramirez. Direção e edição de vídeo: David Leão. Direção de áudio: Allan Diniz. Orientação: Leonel Brum e Juana Miranda. Fortaleza: Rede Ibero-Americana de Videodança: Laboratório Midiadança UFC, 2020. 1 vídeo (11 min). Publicado no repositório audiovisual Acervo ICA. Disponível em: https://youtu.be/g5nDjoALJaQ. Acesso em: 30 set. 2021.
Nota ou observação
Produção colaborativa entre Universidade Federal do Ceará e Universidad Nacional de Asunción
Classificação indicativa
Livre
Conteúdo explícito?
Não
Data de cadastro
30 de setembro de 2021