-
Corpo Concreto
- Voltar
Título
Corpo Concreto
Ano de produção
2019
Duração do vídeo
10:21
Código do arquivo
2019_corpo_concreto
Formato do vídeo
MP4
URL do vídeo no YouTube
URL do vídeo no Vimeo
Local de produção
Fortaleza
Intérprete-criador(a)
João Pedro | Júnior Mendes
Direção
Júnior Mendes | David Leão
Fotografia
David Leão | Rômulo Santos
Finalização
David Leão
Orientador(a)
Paulo Caldas
Disciplina
Trabalho de Conclusão de Curso
Sinopse
A obra acontece na cidade, então prevalece o aspecto urbano. Os movimentos são rápidos, fazendo metáfora ao movimento da cidade, e a escolha de figurinos é neutra, quase mesclando com as cores das ruas e paredes da cidade. A interação do movimento com as estruturas escolhidas - passarelas e escadas- são bem precisas. O som da cidade compõe a trilha da obra e interage bem com os movimentos dos intérpretes. As passarelas e escadas compõem a imagem, assim como os veículos que passam na rua. O figurino dos intérpretes segue a paleta de cores na cidade, cores mais escuras e sem muitas variações de tom. As pessoas passam na rua durante os movimentos dos intérpretes. O corte das câmeras traz a sensação de continuidade, junto com a trilha sonora da obra. Há sons de veículos, vendedores e pessoas passando nas ruas. A movimentação acontece de forma rápida e fluida. A individualidade de cada um compõe a cena, ao mesmo tempo em que eles têm sincronia em algumas partes da dança, eles mostram movimentos como em "freestyle". A troca de planos também ajuda a mostrar a ideia de rapidez que a movimentação traz.
Decupagem
00:00 a 00:38 - Aparecem a logomarca do Laboratório Midiadança, do Curso de Dança da UFC, do Instituto de Cultura e Arte e o brasão da UFC.
|
00:38 a 04:02 - Metal e concreto compõem o cenário urbano do vídeo. Os performers correm, sobem escadas, lançam os braços, as pernas inquietas se movimentam e dançam sempre em relação um ao outro e em relação à estrutura de metal. Param e observam o trânsito, e o título da videodança surge na tela. Começam uma sequência de movimentos apoiando-se nas barras, pequenos saltos. Caminham, e outras duas pessoas passam pela câmera. Agora dançam em relação à coluna de metal, se apoiam, deslizam. Segurando a barra lateral da passarela, ele se inclina para frente, a câmera é posicionada embaixo, a sensação é de uma quase queda, eles caem, levantam e correm. Nas escadas, jogam de descer e subir os degraus, enquanto há pessoas que tentam subir.
|
04:02 a 05:40 - Chegam num lugar onde tem dois bancos de concreto, a partir deles outra célula coreográfica é composta. O bailarino sobe em uma superfície. Há saltos, saltos com uma das mãos apoiada no banco, giros, corrida, senta-se, e alguns movimentos da capoeira são introduzidos. O corpo concreto não é rígido, pesado, ele é rápido, forte, ágil.
|
05:40 a 06:26 - O braço direito circula rapidamente para trás, perna esquerda chuta, braço esquerdo circula por cima da cabeça enquanto a perna ainda está no ar. Perna direita é lançada para trás num giro, pisa no chão e pulam girando. Repetem os movimentos em diferentes ordens, se pendurando e saltando a edificação onde estão. Por fim, saem correndo.
|
06:26 a 07:28 - Em outra estrutura da cidade de Fortaleza. Aqui os ângulos de câmeras são mais trabalhados, e os performers aproveitam o que o espaço proporciona. Sobem e descem escadas, corrimãos, apoios etc. Vê-se fachada da Biblioteca Pública Estadual e das escadas e rampas do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
|
07:28 a 09:45 - Com imagem plongée, os intérpretes dançam com movimentos firmes, de lançar braços e pernas, giros. Em todo o vídeo a sonoridade compõe o trabalho, as buzinas, sons de carros. A dança se borra entre os bailarinos que se movimentam em relação ao espaço e o concreto das estruturas, que também aparecem em destaque, quando a câmera captura as construções.
|
09:45 a 10:21 - Créditos do vídeo.
Palavras-chave
Videodança | Performances pela cidade | Movimento em relação | Movimento coreográfico urbano | Ruas e edificações | Trânsito e passarelas | Escadas e corrimãos | Transeuntes
Referência em ABNT
CORPO Concreto. Performers: João Pedro e Júnior Mendes. Direção coreográfica: Júnior Mendes. Orientação: Paulo Caldas. Fortaleza: Laboratório Midiadança UFC, 2019. 1 vídeo (10 min). Publicado no repositório audiovisual Acervo ICA. Disponível em: https://youtu.be/UCsFDvJPXaU. Acesso em: 23 set. 2021.
Nota ou observação
Assistente de direção: Suzana Figueira | Som Direto e Design de Som: Francisco Moura | Trabalho de Conclusão de Curso de Antônio Mendes Bezerra Júnior
Classificação indicativa
Livre
Conteúdo explícito?
Não
Data de cadastro
23 de setembro de 2021